11/10/2011

4

Não julgue o livro pelo filme

Acho que todos os Bookholics de plantão ficam decepcionados quando veem seu livro favorito ir para as telonas e ter uma adaptação incrivelmente desleixada e sem nexo. Eu pelo menos quase morro de raiva.
Sou uma cinéfila assumida e acreditem que uma das minhas noites mais esperadas do ano é a do Oscar, sou daquelas que torce com todas as forças para que determinado filme ganhe, e claro que uma das minhas categorias favoritas é a de Melhor Adaptação. Sempre compro os livros adaptados antes ou depois da cerimônia, mas eles sempre entram na minha wishlist. Então o que acontece quando vejo aquele livro perfeito ser completamente desestruturado? Acreditem, xingo bastante o roteirista e leio o livro de novo anotando todas as falhas catastróficas.
Um dos exemplos de adaptações que não me conquistaram foi a de Percy Jackson e os Olimpianos. Acho que todo mundo já viu o filme O ladrão de raios e devem concordar comigo que eles reinventaram a história.
Primeiramente eu jamais acreditaria que esse ator tem 12 anos, como no livro e a Annabeth com toda certeza não é morena. O único ator parecido foi o que interpretou Luck, mas cadê a cicatriz? Tá legal, talvez eu esteja pegando pesado, afinal eles não conseguiriam atores incrivelmente parecidos com os personagens, mas poxa? Eles não podiam ter se esforçado mais um pouquinho?
Ate ai tudo bem, pra mim o grande problema mesmo foi a trama. Alguém pode me informar onde a profecia que move a história foi escondida no filme? Eu não sei se vão fazer uma continuação, mas tenho curiosidade de ver como a fariam. Como continuariam a historia? (Na certa agora alguém iria roubar mais alguma coisa)
Quando assisto o filme tento esquecer completamente que é uma adaptação. Se você pensar que são duas histórias distintas, com toda certeza vai gostar do filme. O elenco  é recheado de atores renomados como Uma Thurman e Pierce Brosnan, e sem duvida o Grover deu uma pitada de humor na história. A trilha sonora é boa e particularmente gostei da escolha de cenários e efeitos especiais.
A questão é: o filme não é uma boa ADAPTAÇÃO, mas é um bom FILME! Contraditório, não é? Mas é a verdade. E isso acontece mais do que o necessário no cinema.
Outro filme que foi incrivelmente modificado foi Uma prova de amor, baseado no livro A guardiã da minha irmã. Eu assisti o filme antes de ler o livro e ele estava na lista dos meus favoritos, foi aquele filme que me fez quase morrer de chorar, fiquei curiosa e comprei o livro como um boa Bookholic. Ate o começo do livro eu estava achando bastante parecido, mas então no final do livro houve uma reviravolta que me deixou completamente chocada. O final é completamente diferente, daqueles que te deixam pasmos com a diferença. Eu pensei: De onde saiu o final do filme?
Consequência: um ótimo filme. Uma adaptação regular.
Claro que tem adaptações que geram filmes péssimos, daqueles que você fica apavorado assistindo, mas como tudo na vida, há sempre exceções.
Então se você é daqueles que se estressam com adaptações, faça como eu, evite dor de cabeça, aprecie o trabalho de ambas as partes solitariamente. Apreciem a criatividade do escritor e audácia do diretor. E se possível, SEMPRE leia o livro primeiro!

4 comentários:

  1. Por isso que sempre explicam, ao divulgar os filmes "adaptado" ou "baseado" no livro ou obra, ou seja, relax and enjoy! E, como bem destacastes, melhor ler o livro primeiro. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei revoltada com a adaptação de Percy Jackson. Achei o filme engraçado e tal, mas se perdeu demais, e como você mesma disse, como THE HELL vão fazer uma continuação DISSO? Não pode simplesmente parar por aí, né?

    Vou te contar uma coisa: a culpa disso foi do roteirista. Chamaram esse cara porque ele é especialista em mitologia, doutor e tudo o mais... Só que ele achou o livro do Rick uma merda e resolveu mudar tudo. Pra mim foi um grande erro.

    ResponderExcluir
  3. Você está certa, a adaptação de Percy Jackson foi cara sem palavras para descrever de tão ruim que foi "/ , li na sequência os 3 primeiros livros e apaixonei pela saga :3 , fui assistir o filme e quase chorei de tanta decepção T_T , só fiquei 'feliz' pelo fato de minha amg ter baixado na internet o filme e me emprestado economizando assim a grana do cinema :x , mas enfim, sempre acontece isso comigo com adaptações T_T , sempre fico terrivelmente triste com que os diretores e roteiristas fazem T_T , tipo o livro é tão simplesmente perfeito que não tem por que mudar alguma coisa, então porque eles mudam ? "/ .

    Ainda não li o livro de Uma prova de amor "/ , mas vou ler :3 .. rsrs' , adorei o filme tbm :3 , mas pelo que você falou acho que vou ficar triste quando acabar o livro :x .. rs'.

    Vou tentar seguir sua dica e avaliar as coisas separadamente.. rsrs.

    ~ Seguindo õ/ ~

    Bjim,

    Cantinho de uma garota

    ResponderExcluir
  4. Eu vi primeiro ao filme do Percy Jackson, achei muito bom com um ator lindo e tudo. Ai depois eu fui ler o livro... cri cri cri... tem certeza que o filme foi baseado NESSE livro? E realmente estou ansiosa para ver a continuação porque como eles vão fazê-la??? Sou apaixonada pela série e como gostei do filme, vou tratar como coisas distintas para eu ser mais feliz...

    Nunca vi o filme 'Uma prova de amor' e não li o livro 'A guardiã da minha irmã'.

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...