13/08/2011

5

Resenha do Livro: A guardiã da minha irmã

Editora: Verus
Autor: JODI PICOULT
ISBN: 9788576861294
Origem: Nacional
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 433


A Guardiã da Minha Irmã
"Até aonde você iria para salvar a vida do seu filho?
Quem decide a vida ou a morte de alguém?
Será que a ciência esta brincando Deus na vida dos seres humanos?"
Anna concebida por meio de fertilização in vitro, foi trazida ao mundo para ser uma combinação genética para a sua irmã mais velha, Kate, que sofre de leucemia promielocítica aguda. Aos 15 anos, Kate passa a sofrer de insuficiência renal. Anna sabe que se doar um rim, ela terá uma vida limitada. Ciente de que terá de doar um de seus rins para sua irmã, Anna processa os pais para obter emancipação médica e direito sobre seu próprio corpo.
Esta obra retrata a vida de uma menina com leucemia. Suas dores, seus sentimentos, seu relacionamento com a família. Retrata o amor de uma mãe que é capaz de dar tudo e enlouquecer pela saúde da filha.
Escrito de uma forma encantadora, o livro A Guardiã da Minha Irmã conta do inicio ao fim uma história emocionante onde todos, sem exceção sofrem com o mesmo drama e fala sobre o amor de uma família que aprendeu a viver com a doença.

Quando comecei a ler esse livro, realmente já esperava muito. Já havia visto o filme que é sem duvidas um dos meus favoritos! Já li várias resenhas sobre ele em que as blogueiras elogiam muito mesmo a história, e bom eu não consegui ser diferente.
Anna é uma garota normal com crises adolescentes normais e duvidas comuns, a diferença é que ela não veio ao mundo com um motivo comum, ela nasceu para salvar a vida da sua irmã Kate, que tem Leucemia desde os dois anos, hoje com quinze ela ainda é acorrentada pela doença que também amarra Anna que apesar de não ser doente, tem o histórico hospitalar de um.
Anna tem que doar um rim à irmã e sabendo disso ela processa os pais na justiça para ter direito sobre seu próprio corpo.
O livro mexe com o nosso psicológico e nos faz repensar o que é certo e errado. Afinal quem esta certa nesta história? Anna que foi durante toda a vida foi submetida a doações complicadas ou Sara a mãe de ambas que sempre lutou para salvar Kate, às vezes deixando Anna de lado?

E no meio deste impasse que testa nossos conceitos, nos deparamos com uma narração de tirar o fôlego de Jodi, o modo como ela retrata a vida é belíssima, conseguindo ver significado em ações simples, Jodi nos leva a uma atmosfera psicológica que nos emociona com simples frases e pensamentos de personagens únicos e com dramas particulares e intensos.
Com um final surpreendente e comovente A guardiã da minha irmã nos faz pensar o que é realmente importante e nos faz passar a ver a vida com outros olhos. Este é o melhor livro que li este ano e recomendo a todos :) E acreditem, o livro dá de dez a zero no filme!



5 comentários:

  1. Se o filme já é ótimo e ainda assim perde de 10x0 pro livro, é porque esse só pode ser muito bom mesmo!
    Quero demais ler, li um outro livro da Jodi que foi incrível!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Já assistir ao filme e morro de vontade de ler o livro, pois até hoje ainda não consegui ver uma adaptação cinematográfica ser melhor q os livros que a geraram. É a primeira resenha que leio sobre o livro e confesso que fiquei mais encantada.

    Vou ler, vou ler.

    Abraçosss

    ResponderExcluir
  3. Ahh, bobeei e nem o filme eu vi ainda... Mas tenho ainda muita vontade (principalmente por causa da Abigail Breslin; essa menina é um talento). Desde que o livro foi lançado, estou com comichão para comprá-lo, até notei que o preço deu uma abaixada, mas ainda não foi dessa vez que eu o levei para casa (minha fila de leitura ainda está imensa). Gostei muito do post, acredito que a história deve ser bastante triste (ainda mais porque eu perdi uma amiguinha por causa de leucemia, quando criança). Certamente ainda lerei esse livro.

    Bjo,
    escrevendoloucamente.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Estava dentro de uma condução e vi uma pessoa lendo esse livro , só pela capa me interessei , assim que cheguei em casa procurei saber de que contava o livro , q ja vi que realmente é interessantissimo ! bjus

    ResponderExcluir
  5. Não conheço esse autor, e já tinha ouvido falar do livro, me deu vontade ler depois de tudo que você disse. Mas estou com uma pilha enorme para ler, mas ele vai para lá também.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...