10/07/2011

3

Resenha do Livro: Jogos Vorazes



Editora: Rocco
Autor: SUZANNE COLLINS
ISBN: 9788579800245
Ano: 2010
Edição: 1
Número de páginas: 397



Jogos Vorazes
Mistura de ficção científica com mitologia e reality show, Jogos Vorazes é o mais novo fenômeno da literatura jovem, precursor de tendência no milionário mercado de Best-sellers juvenis: a dos romances ambientados num futuro pós-apocalíptico. Há mais de 85 semanas na lista de mais vendidos do The New York Times e de outras publicações de prestígio dos EUA, e elogiado por Rick Riordan, da série "Percy Jackson", e Stephenie Meyer, da saga "Crepúsculo", o livro, primeiro volume de uma trilogia, rendeu à autora Suzanne Collins lugar na balada lista de 100 personalidades mais influentes do ano da revista Time.
Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.



Jogos Vorazes é como um Big Brother de vida ou morte. A historia se passa em uma época de opressão onde o mundo é divido em 12 distritos, uma vez por ano cada um deles tem que mandar dois tributos, que são adolescentes um garoto e uma garota de 12 a 18 anos para competir nos Jogos Vorazes. Neste ano Katniss se candidata para salvar a vida da irmã e o outro escolhido é Peeta um garoto que a ajudou há muito tempo. Dentro da arena não há outra escolha a não ser matar para se manter vivo.
Eu gostei muito do livro por vários aspectos. O primeiro é a narração da autora que é bem leve o que deixa o livro super fácil de se ler. O segundo é a protagonista, ela é uma garota forte e decidida e esta disposta a arriscar a própria vida para salvar as pessoas que ama, por vários momentos Katniss se mostrou uma verdadeira guerreira e em outros mostrava a fragilidade de uma garota, apesar de ser inteligente em alguns pontos ela se mostrou bastante lenta, mas isso não a impediu de ser uma verdadeira caçadora.
O terceiro é literalmente a historia, realmente esse livro me fez pensar muito depois que terminei de ler. Se o mundo fosse assim? Como reagiria se fosse escolhida para ir aos Jogos Vorazes? E o mais importante, eu sobreviveria? Ler esse livro que se passa em um mundo onde coisas como comida é quase raridade, nos faz parar e dar mais valor aquilo que temos!
É realmente um livro recheado de emoções onde sempre ficamos tensos esperando alguma coisa acontecer e durante todo tempo tentamos descobrir quem será o grande vencedor! O livro começa bem lento, com ela explicando como é aquele mundo e como as pessoas vivem e as dificuldades que ela e a família dela passam no dia-a-dia, mas assim que começa os jogos entramos em uma atmosfera de luta e pura adrenalina.
Recomendo muito esse livro, e espero que o próximo da trama seja tão bom quanto!

3 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Emmy! Muito em breve pretendo ler Jogos Vorazes. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Não é só a América do Norte que é dividida em 12 Distritos?

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito muito ler esse livro.Só não seu quando vou lê-lo... adorei a resenha, só me fez ficar mais curiosa!!!

    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...