25/10/2012

4

Estilhaça-me por Tahereh Mafi



ISBN: 9788563219909           Ano de lançamento: 2012
Editora: Novo Conceito            Páginas: 304
Classificação: 3.5/5


Sinopse
Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez, que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette é mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.
Estilhaça-me não foi um livro que a principio chamou minha atenção, li algumas resenhas em inglês e particularmente achei a história desinteressante. Enrolei muito para ler, mas como ele foi o vencedor e está sendo sorteado no blog, resolvi que o leria imediatamente, e foi o que fiz.
No inicio do livro me irritei bastante com a narração da Mafi, achei que em alguns momentos houve exageros na narração dos sentimentos da protagonista, ela quis passar intensidade demais, o que para mim deixou a protagonista excessivamente dramática. Juliette, a protagonista, é aquele tipo de personagem que transforma uma gota d'água em uma tempestade, o que eu acho super irritante.
No começo do livro nos deparamos com um ambiente distópico que não temos acesso, tudo o que nos é informado é o que se passa na cabeça de Juliette, o mundo exterior, a verdadeira distopia, não nos é apresentada realmente neste livro, a autora não explicou de uma maneira clara o que aconteceu com o mundo, por isso achei o livro bem introdutório, espero que nos próximo livro ela possa esclarecer várias duvidas que surgiram nesse. Juliette está presa por ter um toque letal, o que a faz ser um perigo para a sociedade, então depois de anos presa sem conversar com ninguém, eles colocam Adam em sua cela, um rapaz que obviamente faz parte das poucas lembranças de sua infância, e que (imaginem só) é imune ao seu toque. Sim, no momento em que soube que o toque dela era letal eu a associei a Vampira de X-men e depois de terminar o livro continuo associando.
Adam e Juliette se envolvem enquanto ela continua com o seu turbilhão de sentimentos cada vez mais intensos.
A trama do livro para mim não foi bem desenvolvida nesse livro, apesar que o desfecho deixar um gancho ótimo para que a autora a desenvolva.
Tirando Juliette, os outros personagens apresentados no livro conquistaram meu coração, a autora soube muito bem caracteriza-los e deixa-los bem desenvolvidos na história.
Depois que me acostumei com o grande fluxo de adjetivos usados pela autora, acabei me envolvendo com a história, apesar de querer que acontecesse mais coisas, fiquei satisfeita com o desfecho, não achei o mais surpreendente ou inovador possível, mas acabei gostando.
O próximo livro promete, e muito! Estou ansiosa com a continuação para que eu possa realmente ver a autora desenvolver a história. Apesar de, infelizmente, ter certeza de que vai aparecer um triângulo amoroso, estou com boas expectativas para a sequencia!

E vocês? Já leram? Se leram, o que acharam?
Ah e não se esqueçam de participarem da promoção! ;)

Cliquem no banner para serem redirecionados

4 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Emmy! Estou ansiosa para ler Estilhaça-me! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Estou ansiosa para ler esse livro, já que me foi bem recomendado e a continuação parece prometer! Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Uma amiga minha comprou o livro e eu acabei aproveitando a oportunidade para esperar alguém com opiniões literárias próximas a minha para ver o que ela achava! Ela parou o livro quase na metade e disse que apesar de a história ser interessante, a narrativa é bem irritante e às vezes um pouco lenta demais (apesar de que ela nunca teve paciência com histórias lentas)... Sinceramente eu fiquei um pouco chateada, mas aí decidi que não importa, que eu tenho é que ler e tirar minhas próprias conclusões! Quem sabe a oportunidade não seja essa? Quero ganhar a promoção *--*
    Beijos
    e parabéns pela resenha ;)

    ResponderExcluir
  4. Bom, não posso negar que é um dos livros que eu mais desejo nesse momento. Acho a sinopse muito interessante e gostei da resenha porque você deixou o livro bem exposto!
    Tenho que ler logo pra tirar minhas próprias conclusões :)
    beijos, Ju - Céu de Letras

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...