29/06/2011

10

Resenha do Livro: Um dia



Um Dia, David Nicholls
ISBN: 9788580570458
Editora: Intrínseca
Ano de publicação: 2011
Páginas: 416
Vinte Anos, Duas Pessoas

Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.
Os anos se passam e Dex e Emma levam vidas isoladas - vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Esta obra é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls.
O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.



Um dia é sem dúvida um dos melhores que já li. Eu ainda não assisti o filme mas provavelmente é tão bom quanto.
Quando comecei a ler fiquei um pouco temerosa, eu já tinha lido que o livro narraria um dia de cada ano da vida de Dex e Em, fiquei com medo porque pensei “qualquer um que escreva uma história dessas pode se perder, contar uma história com prazos de tempo tão longos é perigoso”, mas assim que terminei o livro meu pensamento mudou “David Nicholls é um ótimo escritor e sabia muito bem o que estava fazendo quando escreveu esse livro”
O livro tem uma cronologia impecável, apesar de ainda não ser nascida em 1988(quando Dexter e Emma se conhecem) eu senti como se estivesse lá junto com eles! É claro que contar apenas um dia por ano, às vezes nos deixa ansiosos querendo saber o que aconteceria no dia seguinte, apesar, que acho isso um fato positivo, pois foi na maioria das vezes isso que me impediu de interromper a leitura!
Outro fato que fiquei receosa era como ele nos colocaria a par de tudo que ocorreu no ano que se passou para que possamos entender esse único dia, e bom... Nicholls conseguiu de novo, por nenhum instante me senti cansada pelo grande fluxo de informações que era lançado a cada capitulo, pelo contrario em poucas palavras ele conseguiu me colocar a par de tudo que era importante!
A história me fez rir em vários momentos com uma sequencia de diálogos inteligentes e extrovertidos! E por varias vezes me vi chorando sozinha ao mergulhar fundo na história e vivenciar todos os encontros e desencontros presentes na história!
Dexter e Emma se conhecem na festa de formatura e ainda bêbados passam a noite juntos, mas a partir daquele instante suas vidas estariam ligadas para sempre. Apesar de não ficarem juntos depois daquela noite, um não consegue se distanciar do outro, assim se tornam melhores amigos! Apesar de não admitirem os sentimentos e permanecerem na amizade, ambos sempre acabam pensando um no outro e nos momentos complicados tudo o que pensam é que queriam que o outro estivesse ali junto apoiando!
Algo que gostei muito no livro, era como Nicholls descreveu o estado de embriagues dos personagens, alem dos atos que ficam desnorteados e confusos, os sentimentos também se confundem, geralmente os livros que li só mostram as consequências físicas como a terrível ressaca, mas Nicholls também explora como a mente fica confusa e os pensamentos saem do controle!
É um dos romances mais perfeitos que já li e fez jus ao sucesso que conseguiu! Recomendo a todos que leiam!

Trailer do Filme :) (Obs: depois de ler o livro chorei assistindo o Trailer! Estou louca pra ver esse filme, tenho certeza que ele vai entrar na lista dos meus favorittos *-*)

10 comentários:

  1. Nossa amei sua resenha.
    Principalmente quando fala do seu receio com a narrativa.
    Eu não tenho receio em narrativas inovadoras, pelo contrário amo.
    Gosto de perceber como cada autor leva uma história através de diferentes tipos de texto.
    A parte que relatou da confusão gerada pela embriaguez parece ser super interessante tb. Enfim depois que eu zerar minha estante(o que vai demorar um cadim) com certeza lerei esse livro que parece ser único.

    ResponderExcluir
  2. O livro e o trailler parece ser ótimo.
    Gostei muito rs.
    Vou comprar o livro, obrigada pela indicação! rs

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog flor, seguindo.
    a resenha ficou bem legal, tô doida para ler um dis :)

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você quando comecei a ler e vi o estilo de contar um dia, achei queia ficar complicado,mas como você diz que ele conseguiu fazer com que desse certo, ótimo quero vê como ficou. Já li vários livros inovadores, e confesso que gostei de vários, espero que esse seja mais um deles ^^

    ResponderExcluir
  5. Amei a sua resenha!
    Estou doida para ler esse livro mas ainda não consegui comprar!
    Pela sinopse eu também fiquei um pouco preocupada, mas pelo jeito David Nicholls soube levar certinho ;)
    beijoos
    Livros e blablablá

    ResponderExcluir
  6. oii... adorei sua resenha... eu confesso que o tanto de detalhes do livros quanto aos lugares, algumas vezes, me cansou um pouco durante a leitura, mas, em compensação, a descrição dos sentimentos, uau! Foi mágico... me vi em algumas situações e penso que qualquer pessoa poderia se identificar com Dex ou Em. Foi bom ver o trailer, pois com certeza vou assisti-lo. Abs. Aline www.leituraestanamoda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Puxa, sua resenha foi muito boa... Deu vontade de sair imediatamente e procurar este livro. Deve ser realmente muito interessante

    ResponderExcluir
  8. Oi vi seu recado lá no skoob e vim conferir, gostei muito do blog, já estou seguindo.
    Estou muito curiosa pra ler esse livro, tá todo mundo falando nele.

    ResponderExcluir
  9. Ainda não assisti esse filme e ainda não li o livro, mas estou louca para ler. Só li ótimas resenhas desse livro, e a sinopse me faz o desejar ainda mais!
    Ótima resenha ;D

    Sonhos de Garota

    ResponderExcluir
  10. Não li o livro nem assisti ao filme mas morro de vontade de fazê-lo. Ainda mais depois da sua resenha. Adoro a Anne e só ouço comentários bons a respeito do livro.

    Beijos,
    http://luzcameraacaoecorta.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...